Existir somente

Se tivéssemos a capacidade de prever o que estava pra acontecer no mundo, teríamos feito algo diferente?

Esta é uma pergunta que me faço diariamente. Mas minha inclinação é de que “não” , não faríamos nada diferente do que fizemos porque somos inconsequentes, seres na infância da evolução humana. Jamais imaginaríamos uma guerra invisível saída quase que diretamente de um criativo roteiro de ficção científica para nossas vidinhas.

Alguns cineastas, inclusive,  foram quase que visionários antecipando este futuro apocalíptico, que pensávamos somente assistir sentados confortavelmente no sofá da nossa casa.

Ledo engano. O futuro apocaliptico já está em nossa porta. Não pense que você está tendo um terrível pesadelo. Você está acordado.

A prova mais contundente de que este é um evento criado para dar um basta em uma humanidade moralmente doente é a de que o vírus não ataca crianças, jovens a fauna e a flora. Ele ataca pessoas adultas que pensaram, agiram e tomaram decisões erradas com total livre arbítrio para tal ao longo de suas vidas.

Ah se pudéssemos ter voltado atrás em nossas atitudes tão egoístas! Ah se pudéssemos ter tido a sensatez de que somos todos iguais independente de cor, credo, opção sexual, nível social…

Poderíamos ter feito tudo diferente, porque o planeta Terra é um berço de generosidade e abundância. Havia muito pra todos e ninguém necessitaria ter que recolher as migalhas do outro. Todos poderiam ter tido o direito ao seu teto, ao seu alimento, à dignidade de produzir através de seu próprio trabalho.

Poderíamos hoje, em pleno 2020 viver  e conviver de maneira justa e pacífica com todos os povos, sem que ninguém precisasse sair de seu país pra fugir da maldade das guerras criadas para satisfazer o domínio armamentista. Nenhum indivíduo deveria ser explorado e subjugado pelo outro e todos os seres viventes deveriam ser respeitados.

Mas ao contrário,  o que se viu foi uma onda de pessoas,  que  antes da chegada do Covid-19 foram contaminadas  pelo vírus do ódio. Este foi e tem sido ao longo das tragédias da humanidade o causador  das mais nefastas situações.

Mas dessa vez, o plano superior, ou Deus,  de acordo com cada filosofia ou religião, deu um BASTA! Fomos longe demais! Definitivamente temos que aceitar que fomos.

Hoje, confinada, em meu apartamento, como tantas outras pessoas, olho da varanda da minha casa e penso que não podemos ter a pretensão de acreditar que vamos sair dessa sem maiores consequências. Se e somente se sairmos, meu desejo é que toda a humanidade pense na importância de existir.

Por Elaine Primon
Redatora
Fundadora do Blog da Redatora; fundadora da plataforma 100porcentobemestar e do Blog Dona Sinhá.

Deixe um comentário