Tire sua criatividade da gaveta!

Criar é uma condição que nós nos permitimos, ou não.

donasinha

Você é criativa?

Seu cérebro neste exato momento está fazendo uma varredura completa, em milésimos de segundos, sobre todas as informações relacionadas à isso antes que você dê sua resposta. Você vai buscar as coisas diferentes e especiais que fez e que geraram grande satisfação, reconhecimento, sensação de vitória. Mas, quase ao mesmo tempo, um seu outro lado vai começar a julgar se estes acontecimentos foram tão relevantes que a façam ser, de fato, criativa.

Só pra ilustrar este assunto, recorro ao  livro Sexo Invisível, de Olga Soffer , J.M Adovasio e Jake Page, antropólogos que corrigem um relato histórico de que as mulheres não  participaram de forma relevante do  passado  da humanidade. Os autores explicam que na pré-história  foram as mulheres as responsáveis por criar meios essenciais para a sobrevivência da espécie. Sim. As mulheres foram fundamentais no desenvolvimento da linguagem e das habilidades sociais, além da confecção de roupas, agricultura, cordas para viagens marítimas  e redes de caça.

Por causa de preconceitos históricos contra a mulher e  das inúmeras informações do senso comum que formaram nosso repertório ao longo da história  você pode  responder “não” à pergunta que fiz no começo desta conversa; uma espécie de  bloqueio atávico, um sentimento herdado do passado, que se deu com nossas bisavós, avós, mães e até chegar em nós.

O fato é que somos sim muito criativas e capazes de dizer não aos bloqueios, às conveções, ao senso comum e ao passado.Penso que vale a pena ousar, se permitir. Vale a pena pensar por si mesma, tirar suas próprias conclusões, acreditar em seu feeling, empreender, mesmo que as pessoas torçam o nariz pra sua ideia, critiquem suas decisões.

A criatividade é um força que se expande de forma surpreendente no sentido de encontrar uma resposta. Ela não ocorre sem um empurrão, uma situação limite. Ela surge de uma necessidade urgente de solução não convencional; de um olhar para nova direção. O mundo nunca esteve tão propício para a criatividade. E, ao longo da história muitas mulheres têm confirmado esta afirmação.

 

Veja a seguir mulheres muito criativas pelo mundo que disseram sim a sua criatividade.

photo

Mara Kimie Kikuti,  inventora de carrinho de sushi e yakissoba.

images (1)

Co-fundadora do Tinder, site de paquera e posteriormente do Bumble.

 

donovanthumb

 A arquiteta americana Marion Donovan, criou a cobertura impermeável para fraldas, produto precursor da fralda descartável que hoje conhecemos.johnsonthumb

Kristina M. Johnson,  produziu um trabalho em imagens 3D e sistemas de gerenciamento de cores que serviu para uma série de avanços em áreas diversas como  mamografias digitais e triagem de exames de Papanicolau.

perlmanthumb

Radia Perlam, criou o SPT (Spanning Tree Protocol) fundamental para a internet, possibilitando a distribuição da informação em rede.

freethumb

Helen Free, pioneira na detecção de glicose para diabetes

 

Fonte e imagens: National Inventors
Livro: O Sexo Invisível - Olga Soffer , J.M Adovasio e Jake Page
Imagem topo: pixabay
Anúncios

Uma resposta para “Tire sua criatividade da gaveta!

  1. Pingback: Eles cresceram. E agora? | dona sinhá·

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s